Desde 2014, instituições e profissionais de saúde se engajam em mais uma causa em prol da prevenção ao câncer no Brasil, o Dezembro Laranja. O chamamento partiu da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), que convida os brasileiros a serem parceiros no combate e na efetiva prevenção precoce do câncer da pele. As ações, espalhadas pelo Brasil, estimulam a interação da população com o tema, promovendo a conscientização sobre este tipo de câncer, o de maior incidência no Brasil e no mundo.
Para alertar a comunidade regional sobre a importância da prevenção, a Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo e a Clínica de Oncologia Unimed separaram algumas informações úteis e importantes que precisam ser observadas, em dezembro, e em todos os meses do ano:
DICAS PRECIOSAS
Vai para a praia, balneário ou acampar nas férias ou no fim de semana? Fique atento, e proteja-se, sempre:
– Lembre-se de utilizar itens como barraca, óculos e boné, no sol e mesmo na sombra
– O protetor solar deve ser usado de forma abundante, ele é um dos seus maiores aliados para se proteger do sol
– Aproveite a piscina, o mar, a sombra e a água fresca neste verão, mas com responsabilidade
– Beba muita, mas muita água, sempre, sobretudo no calor
CÂNCER DE PELE
Em tempos de fake news, o principal objetivo da campanha, que é difundir a informação com credibilidade sobre o assunto, ganha mais força ainda.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), 30% de todos os tumores malignos do Brasil correspondem ao câncer da pele. Para o biênio 2018/2019, a estimativa é de 165.580 mil novos casos de câncer da pele não melanoma. Um dado novo desse período é que, em relação à última estimativa do Inca (2016/2017), a doença acometerá mais homens (85.170 mil) do que mulheres (80.410 mil). Outra notícia é sobre a estimativa de novas ocorrências de câncer da pele não melanoma ter diminuído em 10 mil casos de um biênio para o outro. Por isso, fique alerta aos sinais do seu corpo:
– O câncer da pele, quando diagnosticado cedo, é facilmente tratado sem grandes sequelas. Já o melanoma, que é uma mancha preta, pode levar à morte.
– Pintas que mudam de tamanho, de forma e de cor podem ser perigosas e, por isso, um dermatologista deve ser consultado para avaliar se elas apresentam algum risco.
– A SBD afirma que a maioria dos casos de câncer da pele podem ser evitados com medidas simples de fotoproteção, como usar filtro solar, chapéu, óculos, cuidar do excesso de exposição ao sol e ficar atento aos horários certos para isso (até as 10h e depois das 16h).
RISCOS
A dica mais preciosa é: cuide do seu corpo, e isso inclui a sua pele. Os raios ultravioletas, emitidos pelo sol, são capazes de alterar o DNA da nossa pele, logo essas células são transformadas ao longo da vida, não podendo ser recuperadas. Por isso, fique atento a algumas situações:
– Desde a infância, atente para a proteção da pele. Bebês até os seis meses de idade não devem ser expostos diretamente ao sol.
– A vermelhidão na pele, comum de ocorrer em pessoas de pele clara, deve ser evitada, sobretudo até os 18 anos, para que não haja riscos maiores de câncer de pele posteriormente.
– Quanto mais alto o fator de proteção, mais protegido você está. O fator mínimo de proteção é 30, devendo ser usado, inclusive, nos horários menos críticos do sol. O FPS mede a proteção ao raio ultravioleta B, causador de câncer de pele. Já o raio ultravioleta A causa o envelhecimento cutâneo.
É gratuito e saudável.